terça-feira, 14 de abril de 2015

Prefeitura de Anajatuba realiza 1° conferencia para validade das metas e estratégicas do PME

O evento aconteceu na última quinta-feira (09) no Sindicato dos Trabalhadores do serviço Público de Anajatuba-  SINDTRAN


A prefeitura Municipal de Anajatuba realizou a primeira conferência do   Plano Municipal de Educação de Anajatuba – PME, que ocorreu na última quinta-feira (09), no prédio do sindicato dos servidores público municipal do município. O prefeito Hélder Aragão (PMDB) participou diretamente da conferência, ao lado da secretária de educação, Álida Maria; do Secretário de Administração e Financias, Edinilson Dutra; da Vereadora Celeste Lima; de Representantes do Ministério da Educação – MEC; Professores, pais, alunos e a sociedade civil.
O Plano Municipal de Educação de Anajatuba – PME para o decênio 2015–2024 constitui-se em um planejamento de longo prazo que abrange um conjunto de medidas para aperfeiçoar a participação cidadã, a gestão democrática, o financiamento da educação, a atualização do currículo, a valorização dos profissionais do magistério, entre outros, através da definição de metas e estratégias voltadas para a universalização, democratização da educação e oferta de uma educação de qualidade social, pautada nos valores humanos, na inclusão, igualdade, diversidade e promoção da justiça social.
A sua elaboração, em cumprimento à Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, tem acontecido por meio de um processo de construção coletiva, sendo gestado em diversos espaços de debates, através da participação de múltiplos sujeitos sociais e políticos.
Em linhas gerais o Plano Municipal de Educação de Anajatuba (PME) segue o roteiro do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE) objetivando assim representar as expectativas da sociedade anajatubense, respeitando seus ideais de integração, colaboração e de estabelecimento de uma perspectiva de continuidade para a política educacional do município.
As metas e estratégias nele traçadas apontam para perspectivas transformadoras e emancipatórias para a educação do Município de Anajatuba. Desse modo, estão sendo delineadas com base na legislação educacional e na realidade municipal por meio de um mapeamento da situação socioeconômica, demográfica e, principalmente, educacional, assim como na identificação de problemas, dificuldades e necessidades.
A construção do PME de Anajatuba representa um grande avanço por se tratar de um plano de estado, considerando que sua aprovação pelo poder legislativo, e posterior transformação em lei sancionada pelo poder executivo, lhe conferirá poderes para ultrapassar os limites das diferentes gestões governamentais, garantindo a continuidade das políticas educacionais, numa articulação direta com os instrumentos de planejamento e financiamento da educação assim como na construção de um Sistema Municipal de Educação.
Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe