terça-feira, 8 de julho de 2014

Mais um detento é encontrado morto em Pedrinhas



Um detento ainda não identificado foi encontrado morto na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas na noite desta segunda-feira (7). De acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap), a morte foi registrada no Bloco D, o mesmo em que o detento Jhonatan da Silva Luz, de 20 anos, foi encontrado morto no dia 1° de julho.

Peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e da Delegacia de Homicídios estão no local para averiguar as causas da morte e a identidade do preso.

Só este ano, 11 detentos foram mortos dentro da Penitenciária de Pedrinhas. Em todo o estado,  em outras carceragens, o número sobe para 15. Quando três detentos foram mortos em menos de 48 horas, o secretário de Justiça e Administração Penitenciária garantiu que continuaria com um plano de segurança orgânica de prevenção, de revista constantemente nas unidades prisionais na capital e no interior ‘visando sempre inibir ações dessa natureza’.

Logo após os últimos casos registrados, o Comitê Gestor de Ações Integradas do governo do Estado, criado para combater a crise carcerária no Maranhão, se reuniu no Palácio dos Leões, no dia 2 de julho. Em nota, confirmou dois casos de suicídio e um homicídio, cujos autores já foram identificados, e fez um balanço das ações já realizadas e em andamento. Dentre elas: a transferência de líderes de grupos criminosos; a prorrogação da presença da Força Nacional de Segurança na capital; a nomeação de 101 novos agentes penitenciários aprovados em concurso público; além da realização de mutirões carcerários.

Em 2013, 60 detentos foram assassinados em todo o Maranhão. O Sistema Carcerário do Estado está em situação de emergência desde outubro do ano passado por causa de rebeliões, fugas e mortes, além de contar com o reforço da Força Nacional na segurança. (Do G1MA)


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe