sexta-feira, 25 de julho de 2014

Operação Lei Seca será reforçada a partir desta sexta-feira



A Polícia Militar reforçará a partir desta sexta-feira (25) a fiscalização no trânsito da Região Metropolitana de São Luís para evitar que motoristas conduzam seus veículos sob o efeito de bebida alcoólica. O planejamento para a Operação Lei Seca - Vida no Trânsito já foi elaborado e será colocado em prática no fim da tarde, sendo desenvolvido ao longo de todo o fim de semana.

Serão montadas barreiras policiais em pontos estratégicos da Ilha para fazer a abordagem dos condutores. Durante as atividades, serão utilizados 50 etilômetros (bafômetros) que foram doados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) à PM.

As blitzen serão realizadas simultaneamente nos pontos pré-determinados e cada barreira contará com etilômetros, que serão utilizados para aferir o nível de álcool no sangue dos motoristas. Esses equipamentos foram testados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e os policiais receberam o treinamento adequado para manuseá-los.

Fiscalização 
De acordo com o major Augusto Magalhães, comandante da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind), os locais da região metropolitana onde serão feitas as abordagens foram definidos estrategicamente. "Os pontos foram escolhidos de forma estratégica, levando em consideração o fluxo de veículos e os locais onde os condutores costumam dirigir depois de beber", disse o policial.

Ele afirmou ainda que a atividade não visa apenas evitar que os motoristas dirijam veículos alcoolizados, mas também vai contribuir para redução da criminalidade na região metropolitana. "Essa é uma operação que visa garantir a segurança pública de forma geral, pois serão feitas revistas tanto no condutor, como no veículo, para evitar irregularidades", frisou o comandante da CPRV Ind, que afirmou ainda que essas operações serão desenvolvidas ao longo de toda a semana.

Na manhã de ontem, policiais da companhia realizaram uma blitze na Avenida Lourenço Viera da Silva, próximo à rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Durante a atividade, foram verificadas a documentação de condutores e de veículos. Alguns dos carros e motocicletas, por apresentarem irregularidade, foram retidos até que o problema fosse sanado, enquanto outros foram levados para o pátio do Detran, na Vila Palmeira.

Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo código de trânsito, o condutor é punido apenas com multa. No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool e pode ser preso se tiver mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue. (Do G1MA)


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe