quarta-feira, 16 de julho de 2014

TRE-MA começa a julgar registros de candidatura e impugnações



O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) vai começar a julgar, nesta quinta-feira (17), os registros de candidaturas e ações de impugnação dos candidatos à disputa eleitoral deste ano, de acordo com reportagem do Jornal O Estado do Maranhão divulgada na edição desta terça-feira (15 ).

O presidente do TRE, desembargador Froz Sobrinho, disse que, para conseguir julgar todos os pedidos, aumentou o número de sessões. Serão, no mínimo, oito reuniões da Corte Eleitoral para apreciar os pedidos - quantidade que pode aumentar de acordo com a demanda de julgamento.

"Vamos fazer um esforço extra para julgar todos os pedidos de registro de candidatura até o dia 5 de agosto. A ideia é conseguir julgar antes, mas nosso prazo segundo o calendário eleitoral é até o início de agosto", afirmou Froz Sobrinho.

Os processos de pedido de registro de candidatura foram distribuídos entre os membros da Corte Eleitoral de acordo com as coligações ou partidos políticos.
O TRE-MA ainda receberá, até esta terça-feira, as ações de impugnação referentes aos pedidos de registro de candidatura avulsa. Foram feitos 58 pedidos, todas elas para eleições proporcionais. São candidatos que, por um ou outro motivo, não foram registrados pelos partidos políticos e têm prerrogativa de se inscrever pessoalmente, mas também dependem da análise do tribunal. Esses pedidos podem ser impugnados até esta terã-feira, às 19h. Todas as impugnações deverão ser julgadas até dia 21 de agosto, 45 dias antes da eleição.

De acordo com o TRE-MA, 813 candidatos pediram registro de candidaturas, sendo seis candidatos a governador, seis a vice-governador, seis a senador, seis 1° suplente e seis 2° suplente de senador. Para a Assembleia Legislativa, pediram registro 529 candidatos e para a Câmara dos Deputados, outros 254.

Impugnações
Até sábado (12), foram impetradas 35 ações de impugnações. Só a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Ministério Público Federal (MPF-MA) entrou com 24 impugnações. Estão na lista de impugnados quatro deputados: Cleide Coutinho (PSB), Hemetério Weba (PV), Magno Bacelar (PV) e Costa Ferreira (PSC). Todos eles acusados de improbidade administrativa.

Entre os postulantes a deputado estadual, foram impugnados 18 candidatos, e a deputado federal, seis candidatos. Além dos parlamentares, foram impugnados os candidatos a governador Zeluis Lago (PPL), Lobão Filho (PMDB), e o candidato a suplente de senador, Raimundo Monteiro (PT). (Do G1MA)


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe