quarta-feira, 2 de julho de 2014

Terceiro preso é achado morto em menos de 48h em Pedrinhas

Do G1MA


O detento Jarlyson Belfort Cutrim, de 21 anos, foi encontrado morto no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na noite dessa terça-feira (1º), segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão. É o terceiro caso de morte registrado em Pedrinhas em menos de 48 horas.

De acordo com a secretaria, o cadáver foi achado com sinais de enforcamento por volta das 20h, em uma das celas do Centro de Triagem da penitenciária. O detento chegou a Pedrinhas no dia 13 de junho. O motivo da morte ainda é desconhecido.

Outro detento, identificado como Jhonatan da Silva Luz, 20, conhecido como Jocozinho, já havia sido encontrado morto no bloco D da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) da penitenciária na tarde de terça-feira. Ele estava preso desde o dia 5 de junho por porte ilegal de armas. Em nota, a secretaria disse que o corpo foi encontrado após o período de visitas, que foi encerrado por volta das 11h.

Na segunda-feira (30), Fábio Roberto Costa Pereira, 29, também foi encontrado morto no Centro de Triagem de Pedrinhas com sinais de enforcamento, de acordo com nota da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). A nota diz ainda que ele teria usado a própria calça para cometer suicídio e estaria sozinho na cela, o que confirmaria a versão, de acordo com a secretaria.
Em nota, a Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) se posicionou sobre o caso. Leia a íntegra da nota abaixo:

"A Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) informa que estão sendo apuradas pela Polícia Civil as circunstâncias da morte do detento Jarlyson Belfort Cutrim, 21 anos, encontrado com sinais de enforcamento, na noite desta terça-feira (1º), no Centro de Triagem, Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.
Segundo informações da direção da unidade, o corpo do preso foi encontrado por monitores de plantão.
Jarlyson estava custodiado na unidade prisional desde o dia 13 de junho, e respondia pelo crime de homicídio doloso - quando há intenção de matar. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (Icrim) estiveram na unidade e realizaram os procedimentos de remoção do corpo".

Presos mortos no Maranhão
Relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou que 60 presos foram mortos  no ano passado, no Maranhão. Este ano, até o momento, já morreram 14 presos nas cadeias maranhenses.

18 de maio - Jean Araújo Pereira, 19, foi encontrado morto à tarde na Cela 9 da CCPJ. De acordo com nota enviada pela Sejap, o cadáver foi achado durante vistoria realizada por agentes penitenciários.

14 de abril - O detento André Valber Mendes, 26, foi encontrado morto com sinais de enforcamento, segundo a Sejap, no Centro de Detenção Provisória (CDP). Ele estava preso por assalto.

13 de abril - O detento Wesley Sousa Pereira, 23, foi encontrado morto no Presídio São Luís I. Ele cumpria pena por tráfico de drogas e foi achado enforcado na Cela 14 do Bloco D.

12 de abril - O detento João Altair Oliveira Silva, 18, foi encontrado morto pelos monitores no corredor da CCPJ com perfurações pelo corpo.

25 de março - O detento Antônio André de Sousa Santana foi encontrado morto dentro de uma cela do Presídio Jorge Vieira, em Timon, no interior do Maranhão. De acordo com informações da polícia, o principal suspeito de ter cometido o crime era o seu colega de cela.

1° de março - Durante o carnaval, o detento Pedro Elias Martins Viegas, 31, conhecido como 'Jacaré', foi encontrado morto no canto de uma das celas do CDP de Pedrinhas, sentado em cima de um balde com marcas de esganadura no pescoço. Segundo a policia, ele era integrante de uma facção criminosa de São Luís.

26 de fevereiro - O detento João Francisco Diniz Pereira foi encontrado enforcado na cela 4 do pavilhão externo da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ), no Anil, em São Luís.

22 de janeiro - O detento Cledeílson de Jesus Cunha, 37, foi encontrado morto no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês, no interior do Maranhão. A vítima foi achada com a cabeça dentro de um balde de lixo.

21 de janeiro - O detento Jô de Sousa Nojosa, 21, foi encontrado enforcado dentro de uma das celas do Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, onde ficam os detentos que aguardam decisão judicial. Ele foi enforcado por uma corda feita com lençóis e o corpo tinha sinais de agressão.

2 de janeiro - Duas mortes foram registradas no mesmo dia no Centro de Triagem de Pedrinhas. Durante a madrugada, o detento Josivaldo Pinheiro Lindoso, 35, foi encontrado morto com sinais de estrangulamento na cela. À tarde, também foi achado morto com sinais de estrangulamento o detento Sildener Pinheiro Martins, 19, conhecido como 'Bolinha'.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe