sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prorrogado prazo de conclusão das obras no Sistema Italuís

Do G1MA


O prazo de entrega das obras de substituição do Sistema Produtor Italuís, que deveriam ser concluídas este mês, foi prorrogado para o mês de dezembro. A informação foi divulgada pelo presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), João Reis Moreira Lima. O adiamento da conclusão das obras se deu em razão da complexidade do trabalho, que encontrou alguns percalços no caminho, como o início do período chuvoso. A informação foi divulgada no jornal "O Estado do Maranhão."

Construído em 1982, o Sistema Produtor Italuís é responsável pelo abastecimento de água de 60% dos bairros de São Luís. Mais de 450 mil pessoas da região metropolitana dependem do sistema. A fonte de produção de água vem do Rio Itapecuru, com captação localizada nas proximidades da localidade de Timbotiba, no município de Rosário.

As obras de substituição da tubulação da adutora foram iniciadas em novembro de 2012. Segundo o presidente da Caema, problemas alheios à Companhia, como o início do período chuvoso e alguns obstáculos no terreno, provocaram o adiamento. "Encontramos alguns problemas no caminho, que não pudemos controlar. Por exemplo, a solda da tubulação não pode ser feita na chuva. Então, sempre que chove precisamos parar os serviços. Já tivemos problema nesse sentido e tudo isso atrasa", explicou.

A nova adutora será formada por 1.500 tubos de aço patinável. As peças têm 12 metros de comprimento e 1,40 metros de diâmetro, que vão ser mantidos suspensos para favorecer uma manutenção rápida em caso de rompimentos. Os tubos foram confeccionados em aço córten, que sofre menos efeito de corrosão e dá uma vida útil de pelo menos 30 anos à nova tubulação.

Benefícios 
Depois da conclusão da instalação da nova adutora, a expectativa é de que a vazão do Sistema Italuís seja de 300 litros por segundo. Atualmente, há uma vazão de 1,8 metros cúbicos de água por segundo e a nova adutora vai aumentar essa vazão para 2,1, O Sistema Produtor Italuís tem sofrido, nos últimos anos, rompimentos agravados pela corrosão na tubulação da adutora. Mês passado, a adutora se rompeu mais uma vez, interrompendo o abastecimento de água em aproximadamente 30 bairros da Região Metropolitana de São Luís.

As melhorias que estão sendo feitas também devem maximizar o abastecimento de água para alguns bairros da capital, sobretudo aqueles que dependem do reservatório do Batatã, localizado dentro do Parque Estadual do Bacanga e responsável por abastecer cerca de 20% da população de São Luís. Atualmente, o reservatório está operando com cerca de 20% de sua capacidade. "Nós estamos controlando da melhor maneira possível o fornecimento de água para aqueles bairros que dependem do Batatã, para que ele continue cheio até dezembro, que é quando devemos entregar a nova adutora", destacou o presidente da Caema.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe