terça-feira, 21 de outubro de 2014

O povo não pode esquecer das mentiras de Lula e Dilma sobre a Refinaria no Maranhão




Chegando ao 2º turno das eleições 2014, onde disputam a presidência do Brasil os cadidatos, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rouseff (PT), a segunda é a mesma que, em fevereiro de 2010, mentiu ao lado de Lula, Roseana, Sarney e Lobão sobre a obra do fictícia refinaria Premium I da Petrobrás, que deveria ser construída na cidade de Bacabeira.

É bem certo que a especulação exagerada em torno da obra naquele ano contribuiu para a eleição tanto de Dilma, quanto de Roseana e Lobão, que usaram isso como palanque eleitoral para se auto beneficiar eleitoralmente.

Dilma recebeu obteve a maior votação de todo o pais justamente do povo do Maranhão; Roseana foi eleita no 1º turno e Lobão se reelegeu senador com mais de 1,5 milhões de votos. É pouco ou quer mais?

Durante toda a campanha deste ano, Dilma não teve coragem de vir ao Maranhão pedir votos aos maranhenses, por que tem contas a prestar com a população, principalmente, àqueles que investestiram até o que não tinham visando a tão “promossora” refinaria.

Os empresários e os bacabeirenses que o digam.

De 2010 a 2012, último ano que funcionou alguma coisa no canteiro de obras da refinaria, foram gastos quase R$ 2 bilhões (dois bilhões de reais), apenas com serviçoes de terraplanagem que, posteriormente, foi condenada pelo TCU.

A refinaria Premium I, em Bacabeira, seria a maior refinaria do Brasil, mas a construção foi paralisada.  Auditores do TCU apontaram que as obras começaram sem que houvesse projeto básico. A Petrobrás já gastou R$ 1,6 bilhões de reais a troco de nada.

Lula e companhia fizeram festa com direito a discurso e tudo mais para o lançamento da pedra fundamental da refinaria na cidade de Bacabeira. Seria a maior refinaria da América do sul, com capacidade de produzir 600 mil barris de petróleo por dia, e empregaria cerca de 25 mil pessoas no ápice das obras e deveria começar a refinar em 2013 e entrar em pleno funcionamento em 2016, segundo afirmou Lula.

Nada saiu do papel até hoje.

Desde o ano de 2012 não tem movimentação na área onde seria construída a refinaria. O que se vê, na verdade, é um monte de entulhos de restos de barracos onde funcionavam os escritórios, e a volta do mato no local onde foi desmatado e gastos milhões de reais para a terraplanagem. Pelas imagens, tudo deverá ser feito novamente, e mais outros bilhões deverão ser gastos na mesma finalidade de quatro anos atrás.

Um relatório de fiscalização do Tribunal de Contas da União – TCU, de abril do ano passado, apontou indícios graves de irregularidades na terraplanagem, a única obra que teve início, mas que foi paralisada sem ser concluída, conforme relatório do tribunal. De acordo com os fiscais do TCU, somente em 1º de novembro de 2010, oito meses depois da festa com Lula e companhia, e já com a terraplanagem em andamento, é que foi assinado um contrato para a elaboração do projeto básico da Refinaria.

Novamente, sem ter cumprido a promessa, Dilma quer o voto dos maranhenses, mas não tem coragem de pedir pessoalmente.

Será que ela merece? A resposta o povo dará nas urnas...

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Um comentário:

  1. Gosto das notícias deste blog, porém os erros grosseiros de português incomodam bastante.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe