quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Vacina contra tétano e difteria está em falta no Maranhão



A vacina contra tétano e difteria (DT) está em falta no Maranhão. Várias unidades de saúde em São Luís também não estão recebendo as doses. No Centro de Especialidades Médicas do Vinhais não há mais doses da vacina DT e as últimas foram usadas há 15 dias. O Centro de Saúde da Liberdade recebeu cerca de 90 doses, no início desta semana. Mas a demanda neste centro é grande e o estoque pode acabar rápido.

A DT é uma vacina de dupla proteção usada no combate à difteria e tétano, que também ajuda a evitar o tétano neonatal. A vacina teve o fornecimento comprometido por causa de um atraso do laboratório responsável pela produção das doses. De acordo com a Coordenação Estadual de Imunização, o laboratório paulista, responsável pela fabricação, não entregou as 70 mil doses que deveriam ter chegado no mês passado.

Ainda nesta semana, 56 mil doses deverão chegar ao Maranhão. Como vários municípios do estado estão sem a vacina, a Secretaria de Estado da Saúde montou um cronograma para priorizar a imunização de gestantes. Mas a vacinação só vai começar na próxima semana. Já que o setor de imunização precisa de tempo para enviar as doses para o interior do estado, a região metropolitana será a primeira a ter o estoque reforçado.

A aplicação é a única forma de evitar o tétano neonatal. “O Maranhão é uma área endêmica para o tétano neonatal. Então, por conta disso, a gestante precisa receber no mínimo duas doses. Nós orientamos os municípios para que priorizem as doses para esse grupo”, explicou a coordenadora Estadual de Imunização, Maria Helena Carreiro.


Não ha previsão para que o laboratório responsável pela vacina normalize o fornecimento das doses. A assessoria do Ministério de Saúde informou que a situação já está sendo normalizada. (Do G1MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe