terça-feira, 3 de março de 2015

Câmara cria Comissão de Inquérito para apurar danos ambientais causado pela Refinaria Premium I



A câmara municipal de Rosário criou, na sessão da última segunda-feira (02), uma Comissão Especial de Inquérito para investigar danos ambientais provocados pela obra de construção da refinaria Premium I da Petrobrás, entre os anos de 2008 e 2015, nas cidades de Rosário e Bacabeira.

A criação da comissão de inquérito foi criada a partir da aprovação do requerimento n°003/2015, de autoria do poder legislativo rosariense.

Em 2008, a Petrobras, através do governo federal, anunciou e notificou a construção de instalação da que seria a maior refinaria da América latina. Conforme noticiado pelo então presidente Lula, em 2010, o projeto operaria para produzir 600 mil barris de petróleo por dia, e já no ano de 2013, operaria na produção de 300 mil barris, empregando, inicialmente, mais de 30 mil trabalhadores direta e indiretamente.

Ocorre que, na terraplanagem, drenagem e acessos especiais, a Petrobras danificou o meio ambiente, causando prejuízos que ficará para sempre marcado na história dos municípios afetados. Além dos problemas com o meio ambiente, notadamente no rio Itapecuru e seus afluentes, toda a região, principalmente as cidades de Bacabeira e Rosário, sofreram maiores impactos financeiro, econômicos, sociais etc...

Só na obra de terraplanagem foram gastos quase 2 bilhões de reais e nada feito. No fim do mês de janeiro, a Petrobras anunciou a desistência da obra no maranhão, o que causou revolta por parte da população do estado.

A comissão especial de inquérito vai ouvir as principais cabeças envolvida no projeto, incluindo políticos, empresários e o mais prejudicado de todos, a sociedade.

Só para ter uma ideia do problema, dezenas de famílias produtoras rurais foram retiradas de suas terras, para dar lugar a construção da Premium I, e hoje sofrem as consequências disso. Sem contar também dos empresário e comerciantes que, acreditando no empreendimento, realizaram empréstimos bancário no sentido de ampliar seus negócios e lucrar com projeto.

Hoje é só reclamação e dívidas.

Os vereadores Agenor Brandão (PV), Léo Cavalcante (PTB), Sandro Marinho (PSD), Jardson Rocha (PP), Preto do Raça (PP), Pedrosa Necó (PSB), Carlos do Remédio (SDD), Magno Nazar (PRP), Josias Santos (PMDB), Ademar do Sindicato (PRP), Kiko (PP) e Nazareno Barros (PTdoB) foram os autores da matéria.


A comissão deve se reunir nos próximos dias para a escolha do Presidente, do Relator e do Membro da comissão, e deve também entrar em atividade ainda no mês de março.

Veja o vídeo:


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

2 comentários:

  1. Agora vai ,a câmara de vereadores de rosário , chamou pra se a responsabilidade sobre a não iimplantação da refinaria PREMIUM lá em bacabeira , vão investigar a Petrobras e os danos quase pela dita cuja ao meio ambiente , logo agora que todo o mal já foi feito e os nobres fizeram de conta que eles nada tinham a ver com isso , agora que foi definitivamente cancelada a implantação os abnegados vereadores vão investigar , nada com coisa nenhuma , só em rosário mesmo

    ResponderExcluir
  2. Vão fazer a segunda coisa que fazem de melhor: açoitar gato morto.
    A primeira é cobrar propina e favores.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe