segunda-feira, 28 de abril de 2014

Comandante da 7ª CI responde ao blog...



O comandante da 7ª companhia independente da polícia militar que atua a região do Munim e Lençóis, Major Emerson Farias, respondeu matéria postada no blog na última sexta-feira (25), dando conta de uma denuncia feitas por PMs que relataram realização de retaliação por terem participado da greve dos policiais ocorrido no mês passado. (RELEMBRE)
Em nota enviada ao blog, o Major Emerson esclarece que a cautela de armas na Polícia Militar do Maranhão, consiste no “empréstimo” de arma pertencente à carga da corporação aos policiais militares da ativa, para que possam trabalhar utilizando armamento compatível com sua habilitação para manuseio. O corre que o comando da corporação achou por bem autorizar, desde o ano passado, a utilização de tal armamento, pelo policial militar que preencher determinados requisitos, em seu horário de folga do serviço. Porém, tal policial militar deve cumprir uma série determinações do comando para fazer jus a tal benefício, dentre as quais a apresentação periódica do armamento na reserva de armamentos da unidade para fins de vistoria e manutenção, o que vem sendo cobrado dos policiais militares detentores de tal benefício. Esclareceu ainda, que a quantidade de armas da unidade, tornou-se insuficiente para a utilização no serviço diário, visto que foram incorporados 27 novos policiais militares a partir do dia 18 de fevereiro do ano em curso, o que nos obrigou a não renovar a cautela de arma de alguns policiais militares, pelo motivo óbvio de se priorizar a utilização do armamento no serviço.


Acompanhe a nota;

NOTA
Em resposta à denúncia postada neste blog na data de 25 de abril de 2014, intitulada “PMs denunciam prática de retaliação na 7ª CI em Rosário”, venho a público esclarecer o seguinte: a cautela de armas na Polícia Militar do Maranhão, consiste no “empréstimo” de arma pertencente à carga da corporação aos policiais militares da ativa, para que possam trabalhar utilizando armamento compatível com sua habilitação para manuseio. O corre que o comando da corporação achou por bem autorizar, desde o ano passado, a utilização de tal armamento, pelo policial militar que preencher determinados requisitos, em seu horário de folga do serviço. Porém, tal policial militar deve cumprir uma série determinações do comando para fazer jus a tal benefício, dentre as quais a apresentação periódica do armamento na reserva de armamentos da unidade para fins de vistoria e manutenção, o que vem sendo cobrado dos policiais militares detentores de tal benefício. Esclareço, ainda, que a quantidade de armas da unidade, tornou-se insuficiente para a utilização no serviço diário, visto que foram incorporados 27 novos policiais militares a partir do dia 18 de fevereiro do ano em curso, o que nos obrigou a não renovar a cautela de arma de alguns policiais militares, pelo motivo óbvio de se priorizar a utilização do armamento no serviço.
                  Com relação ao trailer localizado na praça principal da cidade de Bacabeira, esclareço que o mesmo fora utilizado naquele local tão somente para servir de ponto de apoio à guarnição escalada de serviço no carnaval, haja vista os eventos carnavalescos patrocinados pela Prefeitura Municipal de Bacabeira ocorrerem naquele local, sendo que o mesmo ainda não foi removido para o quartel da 7ª CI, devido a falta de espaço físico no pátio da unidade, entretanto estamos providenciando um outro local para a guarda do mesmo.
                  A guarnição do policiamento motorizado da cidade de Bacabeira não foi determinada, ou sequer autorizada, a fazer uso das instalações do trailer, para fins de repouso (dormir), pois os policiais são escalados de serviço de 24 horas, sendo que tal serviço deve ser executado no policiamento ostensivo de patrulhamento e abordagens nas ruas da cidade e povoados do município de Bacabeira, pois fomos formados para prestar serviços de segurança à população através dessa modalidade de policiamento, e, “lugar de polícia é na rua”.
                 Por fim esclareço que o comando da 7ª CI, ou mesmo da Polícia Militar, não trabalha com retaliação a quaisquer de seus membros, pois entendemos que a nossa missão primordial é “proteger a sociedade maranhense mesmo com o risco de nossa própria vida”.  

Quartel em Rosário-MA, 25 de abril de2014.

Major PM Emerson Farias Costa
Comandante da 7ª CI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe