quarta-feira, 9 de abril de 2014

PTB? Aí tem coisa...




Alguns blogs do maranhão publicaram matérias no mínimo intrigantes, noticiando uma eventual união entres os partidos PPS, PSDB, SDD e PTB, em apoio à candidatura da deputada Eliziane Gama (PPS) para o governo do estado.

Até aí tudo bem, numa boa. Mas o que intriga na notícia é o fato da inclusão do PTB nesta história cabeluda.

O PTB no maranhão é comandado pelos irmãos Pedro Fernandes e Manoel Ribeiro, ambos deputados federal e estadual, respectivamente, onde, também, são ligadíssimos com o grupo Sarney no estado. Me surpreende o fato de o partido, sem nenhum motivo aparente, tenha deixado seu “ninho” para compor com a oposição.

Pedro Fernandes, por exemplo, até ontem era secretário de estado da educação – SEDUC, onde, diga-se de passagem, fez um trabalho regular à frente da pasta, que só deixou por que está buscando sua reeleição à câmara federal.

Manoel Ribeiro já foi líder do governo Roseana na AL, e também não teria coragem de abdicar da mamata governista para pular no barco da oposição. Eu duvido muito.

Agora, o que me chama atenção é algo que possa estar por trás desse interesse todo em compor com Eliziane, se de fato for verdade, seria uma estratégia da oligarquia de tentar empurrar goela a baixo, uma terceira candidatura, no caso de Eliziane, para forçar um 2° turno, e isso, é claro, garantiria a Roseana uma chance de seu candidato (indefinido) poder disputar com Flávio Dino no 2° tempo das eleições, com o apoio de partidos que tiveram no palanque da socialista. É tudo uma questão de estratégia.
O titular do blog não acredita que o PTB apoiará Eliziane se não houver uma ordem da governadora ou do próprio Sarney para tal. Eu não acredito nisso.

Segundo o que foi noticiado em alguns blogs, o acordo seria o seguinte:
O PTB indicaria o vereador Pedro Lucas para o cargo de vice-governador e o PSBD indicaria o ex-prefeito de São Luis, João Castelo para senador.
Na coligação proporcional a união entre os partidos garantiria a reeleição de Pedro Fernandes (PTB), Simplício Araújo (SDD), Carlos Brandão e Pinto da Itamaraty (PSDB) para deputado federal e a eleição Wellington do Curso (PPS) e a reeleição de Neto Evangelista (PSDB) para deputado estadual. A deputada Gardeninha Castelo não sairia candidata, se fosse o caso.

Um comentário:

  1. Agora imagina a Eliziane pedindo votos p/ Castelo. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe