Do G1 São Paulo
Começa a valer nesta
quarta-feira (1º) a obrigatoriedade de que todos os carros novos no Brasil
tenham airbag e freios ABS. A medida vale para os zero quilômetro fabricados a
partir deste ano, porém continua permitida a circulação de carros de outros
anos que não possuam os equipamentos.
Automóveis novos deverão sair
de fábrica com airbag duplo frontal (um para o motorista e outro para o
ocupante do banco da frente) e o sistema de freios ABS, que evita o travamento
das rodas em frenagem mais brusca. Esses itens não poderão ser vendidos como
opcionais, quando se paga uma quantia a mais para tê-los. Podem ser vendidos à
parte outros tipos de airbag, como de cortina, de joelho, etc.
A medida era prevista desde
2009 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desde 2010, o percentual de
carros novos que deveriam ter esses itens aumentou gradualmente até chegar aos
100% neste ano. Em dezembro passado, foi cogitada a possibilidade de adiar a obrigatoriedade para
100% dos carros em 2014, mas o governo voltou atrás.
A lei põe fim a modelos que
não tinham como receber airbag e o ABS ou cujo preço mudaria muito com a
inclusão desses itens: é o caso da Kombi e do Gol G4 (antiga geração), da
Volkswagen, e do Fiat Mille (antigo Uno). O Gol G4
deverá ser substituído pelo Up!, a ser lançado no início do ano.
saiba mais
Preço vai subir
Segundo o ministro da
Fazenda, Guido Mantega, o preço dos carros populares deverá subir de 4% a 8%,
como repasse dos custos de inclusão de airbag e ABS.
A associação das montadoras
(Anfavea) estimou, em meados de dezembro, que o custo da instalação dos
equipamentos seria de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil nos carros que ainda não possuíam
os itens.
Até o dia 20 de dezembro
último, quando a exigência de airbag e ABS era válida para 60% dos carros
novos, os sites das marcas mostravam 4 modelos que não ofereciam airbag e ABS nem como
opcionais entre os 50 mais vendidos. E também diversas versões
de modelos até mais caros que também saíam de fábrica sem os dispositivos.
Além do airbag e do ABS, o preço dos carros deverá subir em 2014 com o aumento do
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), também a partir deste
mês (veja como ficam as alíquotas).
Testes de segurança
Testes de segurança
independentes realizados pelo Latin NCap, braço latino-americano do Global
NCAP, costumam atribuir notas baixas a carros que não possuem airbag.
Entre os avaliados
recentemente, o Chevrolet Agile e o Renault Clio, ambos testados sem airbag,
tiveram 0 de 5 estrelas possíveis no quesito proteção de adultos (assista aos vídeos).
Cinto de segurança é
fundamental
O uso do airbag não dispensa
o do cinto de segurança, que continua obrigatório. Aliás, o cinto é
determinante para que o airbag funcione de forma eficiente. Além disso, é
preciso que o motorista e o carona tomem cuidados como não se posicionarem
muito perto do volante e do painel, respectivamente. No caso do carona, deve-se
evitar colocar os pés sobre o painel.
As bolsas de ar são indicadas
por um símbolo no meio do volante e no painel. Alguns carros dão a opção de o
motorista desativar o airbag do carona, quando estiver dirigindo só. A abertura
não acontece em qualquer batida: depende de quanto o carro desacelera no
impacto, e não da deformação que o carro sofre.
Já o ABS, sigla em inglês
para Antilock Brake System, em alguns veículos, é acionado em frenagens mais
fortes e, em alguns carros, o pedal do freio vibra quando esse sistema é
acionado. "Nesse caso, algumas pessoas costumam tirar o pé, mas o correto
é manter o pedal pressionado", explica o colunista do G1 Denis Marum, especialista em
mecânica.
Veja abaixo mais cuidados
para dirigir carros com airbag:
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