segunda-feira, 18 de março de 2013

ANVISA suspende os produtos com soja da marca AdeS

Folha de São Paulo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta segunda-feira (18) a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o país, de todos os lotes dos produtos "alimento com soja" da marca AdeS.

A decisão foi tomada após uma falha no processo de higienização que fez, na semana passada, a Unilever Brasil, responsável pelo produto, recolhesse lotes do produto AdeS maçã 1,5 litro. Segundo nota divulgada na quarta-feira (13), a falha causou alteração no produto devido ao envase de embalagens com solução de limpeza da máquina, que pode provocar queimadura.

Segundo a Anvisa, em publicação no "Diário Oficial da União", a suspensão ocorre porque há a suspeita de que os produtos não atendem "às exigências legais e regulamentares" do órgão. A restrição vale para os produtos feitos na linha de produção TBA3G, em Pouso Alegre (384 km de Belo Horizonte). A sede da empresa foi vistoriada na semana passada pela Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais.

A suspensão abrange todos os lotes dos produtos com os sabores de abacaxi, vitamina banana, cereais com mel, zero frapê de coco, chá verde com tangerina, zero laranja, chá verde com limão, zero maçã, chocolate clássico, zero original, chocolate com coco, zero pêssego, frapê de coco, zero vitamina banana, laranja, zero uva, maçã, laranja, manga, maracujá, melão, morango, uva, original, pêssego, shake morango. Alguns sabores tiveram suspensão em mais de um tipo de embalagem. A resolução da Anvisa especifica as embalagens de cada produto suspenso.

A Unilever ainda não se manifestou sobre a decisão da Anvisa. Segundo relato da empresa na semana passada, o problema na bebida estava restrito ao lote com as iniciais AGB 25, produzido em 25 de fevereiro e com validade até 22 de dezembro deste ano. São 96 embalagens, diz a Unilever. Os consumidores que tiverem produtos desse lote não devem consumi-lo e devem entrar em contato com o SAC (0800/707/0044), das 8h às 20h, ou sac@ades.com.br.

Os produtos do lote com problema foram distribuídos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.


A empresa afirmou na semana passada que "a falha já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos". O recall do produto não acarretará qualquer custo ao consumidor, afirmou a Unilever em nota.

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