terça-feira, 27 de outubro de 2015

A constrangedora situação de Gil Cutrim

Por Robert Lobato


É nada confortável a situação do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT). Aliás, a situação é constrangedora.

Gil é irmão do deputado estadual Glaubert Cutrim, ambos filhos do conselheiro e ex-presidente do TCE-MA, Edimar Cutrim.

Por decisão da Justiça, Cutrim foi condenado à perda do mandato e consequente suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. Além da punição judicial, o prefeito foi ainda atingindo na parte mais sensível do corpo humano: O bolso.

Isso porque Gil Cutrim também foi condenado ao pagamento de uma multa no valor de 50 vezes o último ordenado recebido no cargo. E mais: O alcaide ribamarense está proibido de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente pelos próximos três anos.

As sanções judiciais estão sustentadas na Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) e foram assinadas pelo juiz Jamil Aguiar da Silva, que acolheu Ação Civil Pública por improbidade administrativa proposta pela promotora de justiça Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça, titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de São José de Ribamar.

Entre as irregularidades cometidas por Gil Cutrim está a criação, pela Lei Municipal nº 962/12, de cargos comissionados que não possuem atribuições de direção, chefia ou assessoramento, a contratação de pessoal sem respaldo legal, além de outras coisas mais.

Não bastasse o desconforto enquanto prefeito de uma das maiores cidades maranhenses, o prefeito Gil Cutrim é presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), que no próximo dia 29 deste mês promove a I Marcha Municipalista do Maranhão, cujo objetivo é mobilizar os gestores Maranhenses em defesa da pauta municipalista, em especial atinentes às demandas Estaduais.

Portanto, Gil Cutrim terá que enfrentar o constrangimento de conduzir os trabalhos da FAMEM na condição de “prefeito cassado”. E na presença de 216 prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e do governador Flávio Dino…


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe