quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vereador denuncia riscos à saúde em possível extermínio de morcegos em escola de Rosário



O vereador Jorge do Bingo (PTdoB) denunciou na tribuna da câmara de vereadores, na sessão da última segunda-feira (20) a presença de morcegos na escola Coelhinho, em Rosário. Segundo o paramentar, a presença dos animais é constante e em grande número, podendo causar sérios problemas à saúde das crianças da referida escola.

Segundo informações obtidas, a empresa DL dedetizadora teria sido contratada pela secretaria de educação do município, para dar jeito ao problema. No entanto, esqueceram de orientar a diretora da escola, aos professores, zeladores e alunos, dos riscos que o produto usado poderia trazer à saúde, onde logo após, teriam passado mal por causa dos venenos colocados para exterminar os morcegos.

Jorge do Bingo que tem feito um trabalho excelente como parlamentar de Rosário, atuando com afinco e dedicação na sua função de fiscalizador público, visitou a referida escola, onde constatou a irregularidade. Segundo ele, esse tipo de trabalho deveria ser realizado em uma data que não houvesse atividade na escola. Ou seja, finais de semana.

Um fator importante na operação que dedetizou o prédio da escola Coelhinho em Rosário foi a possível prática de crime ambiental, uma vez que, colocado veneno para exterminar animais (morcegos), a empresa está causando um impacto ambiental incalculável ao meio ambiente, além de crime contra a natureza.

Nem todos os morcegos são animais hematófagos (alimentam-se de sangue). Os morcegos têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue: são os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, encontrados apenas na América Latina. Dessa maneira, morcegos contribuem substancialmente para a estrutura e dinâmica dos ecossistemas, pois atuam como polinizadores, dispersores de sementes, predadores de insetos (incluindo pragas agrícolas), fornecedores de nutrientes em cavernas e vetores de doenças silvestres, dentre outras funções. Possuem ainda o extraordinário sentido da eco-localização (biossonar ou orientação por ecos), que utilizam para orientação, busca de alimento e comunicação.

Esse tipo de animal tem suas atividades noturnas, não suportando a luz, principalmente, a do sol, o que faz com que eles procurem locais que possuem escuridão. No caso, as escolas são o local perfeito para eles. Sendo assim, a utilização desse tipo meio para exterminar os morcegos é considerada criminal. Nesse caso, deveria ser aplicadas práticas de remanejamento e não extermínio.

15 comentários:

  1. JOSÉ DE RIBAMAR SANTOS23 de maio de 2013 às 13:06

    BOA TARDE "BF" SEMPRE EU CONHECIR JORGE DO BINGO NESTA CAUSA DE AJUDAR, AS PESSOAS E COM LEGISLADOR ESTA FAZENDO MUITO MAIS PARABENIZO O MESMO...FOI CAVOEIRO,BINGUEIRO,SUCATEIRO, E AGORA LEGISLEIRO. DEU RIMA, DEU AUDIENCIA PRO BLOGUEIRO. ENTÃO O EDI É MESMO CIDADÃO BRASILEIRO...um abraço Jorge do bingo.

    ResponderExcluir
  2. JOSÉ DE RIBAMAR SANTOS23 de maio de 2013 às 13:17

    BOA TARDE "BF'CONHECIR JORGE DO BINGO NESTA CAUSA DE AJUDAR AS PESSOA A COMO LEGISLADOR VAI FAZER MUITO MAIS...FOI CAVOEIRO,SUCATEIRO,BINGUEIRO,DA AUDIENCIA PRA BLOGUEIRO,DEU RIMA ENTÃO O EDI É MESMO UM CIDADÃO BRASILEIRO...um abraco.

    ResponderExcluir
  3. É nisso que dá ter como secretário de Educação um veterinário que nem de veterinária entende!!!

    ResponderExcluir
  4. antes de por veneno nas escolas pra matar morcegos,é bom botar no plenario da camara municipal de rosario pra matar vereador chupão do dinheiro do povo e olha que é o que mais tem.jorge bindo tem mais é que continuar denunciando os desmandos da prefeita irlahi e sua corja de secretarios que nada faz pelo povo sofrido de rosario.

    ResponderExcluir
  5. Tinha que começar pela Prefeitura e depois nas secretárias. Qualquer coisa me chama! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Assistimos a uma total irresponsabilidade e incompetência do secretário de educação, o professor Joaquim Neto. Antes de autorizar um serviço dessa natureza é necessário ter as garantias técnicas de que a empresa e as pessoas estão capacitadas. Pelo relato da reportagem fica claro que o assunto não era entendido por ninguém. Era total o desconhecimento do assunto tanto pelas autoridades como pela empresa e pessoas envolvidas nos serviços. Por muito pouco, e graças a Deus, não aconteceu uma grande tragédia nacional com a morte de dezenas de crianças.

    ResponderExcluir

  7. Joaquim tem que voltar pro banco da escola de veterinária

    ResponderExcluir
  8. Joaquim qeixo de pau, o exterminador de morcegos e alunos

    ResponderExcluir
  9. Nossa Senhora salvou Rosario de uma grande tragédia.

    ResponderExcluir
  10. Que louco esse secretário. Por pouco não causa uma grande tragédia.

    ResponderExcluir
  11. Esperamos que as crianças não fiquem com sequelas.

    ResponderExcluir
  12. ESSAS CRIANÇAS E TODAS AS PESSOAS QUE FORAM CONTAMINADAS PRECISAM DE ACOMPANHAMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO DURANTE O TEMPO NECESSÁRIO PARA GARANTIR QUE ESTÃO COM SUA SAÚDE TOTALMENTE RESTABELECIDA E QUE NÃO FICARAM COM NENHUMA SEQUELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for em Bacabeira, Santa Rita, Presidente Juscelino, Axixa ou até mesmo em São Luis, porque a saúde de ROSÁRIO já esta com SEQUELAS se depender da Prefeita Irlahi Linhaes com certeza estes alunos e funcionários desta Escola vão sofrer futuramente com este veneno que botaram para MORCEGOS. Isso é uma enguinorança deste Secretário de Saúde Joaquim (Queixo de Pau) e dessa Prefeita Irresponsável Irlahi Linhares.

      Excluir
  13. Esse charlatão, joaquim fica enganando a midia com esse negócio de banco do saber enquanto isso as escolas cheias de morcego e sem banco pra ssentar.Que enrolão.

    ResponderExcluir
  14. O batsecretário com suas batidéias para exterminar morcegos quase mata dezenas de crianças

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe