quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Bacabeirenses fazem protesto em frente ao DNIT em São Luis




Famílias que residem na área afetada pela duplicação da BR-135, em Bacabeira, realizaram um protesto em frente ao Departamento Nacional de infraestrutura de transporte – DNIT, reivindicando cumprimento de cordo firmado para desapropriação das casas que ficam às margens da rodovia.

O grupo foi acompanhado por um deputado estadual e pelo vice-prefeito de Bacabeira, que também mora na área em questão, e, que, portanto, é um dos afetados com a possível desapropriação que deverá ser reembolsado.

Muitos dos moradores afetados moram às margens da rodovia há mais de 40 anos, e hoje estão praticamente obrigados a deixarem suas casas em detrimento da duplicação. Ao todo, cerca de 166 famílias serão atingidas com a obra, e o que mais eles reclamam é a falta de compromisso do DNIT.

Há um ano uma equipe do DNIT fez uma avaliação nas casas para saber qual valor cada imóvel vale, no entanto, o processo de indenização não foi concluído. Dona Maria da Graça, uma das moradoras, disse que o órgão alega que o dinheiro para as indenizações já está na conta, porém, ela afirma que nenhum morador recebeu qualquer quantia para deixar suas casas.

Outro problema que virou imparce é a desvalorização dos imóveis. Sr. José Ribamar Duarte, outro morador antigo do bairro Peri de Baixo, alegou que o DNIT está desvalorizando as casas, colocando preços muito abaixo do mercado atual. “É uma injustiça! Minha casa vale hoje R$ 120 mil e eles querem dar apenas 60 mil. 60 mil é só um terreno lá... O que eu vou fazer com esse valor, nada?!?” Disse o morador.

A professora  Maria José, contou que houve uma proposta de um avaliador e que essa mesma proposta foi aceita por alguns moradores. Os que concordaram com o valor oferecido, assinaram um documento.

O DNIT informou que o projeto já foi aprovado e o recurso já está, inclusive, liberado para realizar as indenizações. São mais de 160 processos concluídos, esperando apenas uma pessoas de Brasília chagar para assinar em juízo a liberação das indenizações. A preocupação maior, segundo o superintendente do órgão, é a chegada do período chuvoso, mas, de acordo com o DNIT, a expectativa é que até o começo do mês de dezembro, todos os problemas sejam solucionados e o povo indenizado.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe