quinta-feira, 25 de junho de 2015

Homem acusa hospital de negar vacina a filho de 5 anos em Rosário

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



Um homem identificado como José Carlos, morador na rua General Lote, no centro da cidade de Rosário, entrou em contato com o titular do blog na manhã desta quinta-feira (25), para acusar o hospital municipal de ter negado aplicação de vacina em seu filho de apenas 5 anos de idade, após ter recebido orientação da médica pediatra com quem a criança consulta periodicamente.

Segundo José Carlos, ele teria levado a criança para o centro de imunização do hospital, onde teria recebido a informação de que a vacina contra Varicela não poderia ser aplicada lá, pois, segundo ele, a atendente teria dito que daria prejuízos ao estado e município.

O denunciante disse ainda que seu filho precisa tomar a vacina, já que foi solicitado pela médica, conforme consta na carteira de vacinação do menor. Porém, segundo ele contou, teria sido orientado a procurar um serviço particular.

Imediatamente o blog procurou a secretaria de Saúde do Município de Rosário e o centro de imunização do Sesp para colher melhores informações sobre a denúncia.

Segundo a técnica de enfermagem que nos atendeu, a versão contata por José Carlos foi totalmente inversa. Ela contou que toda criança a partir de 1 ano e 3 meses precisa tomar a vacina Tetra, que contém em sua fórmula a Varicela, e toda criança até os dois anos já recebe também a Tríplice Viral, que imuniza contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, disponibilizada em associação pelo estado, através do Ministério da Saúde.

A atendente disse ainda que a vacina não é disponibilizada para a rede pública, mas somente na rede particular, e que, portanto, não teria como fazer a aplicação no hospital municipal justamente por falta da vacina.

Ainda segundo a técnica de enfermagem, a criança só poderia tomar novamente a vacina pela rede pública em caso de campanha, já que foi imunizada antes de completar os dois anos de vida, no cronograma regular de imunização da criança.

A atendente nos garantiu que havia explicado tudo detalhadamente ao denunciante José Carlos.

A vacina contra a Varicela é a mesma aplicada contra a Catapora.  


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe