terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Prefeitos querem lançar familiares candidatos em municípios vizinhos


Prefeito Hilton Gonçalo

A legislação eleitoral vigente não permite que um prefeito, ao final de seu mandato, mude de domicílio e queira se candidatar por uma cidade vizinha. Isto acontecia em quase todo o país. Era o chamado efeito pula/pula.

Espertalhões, aqui no Maranhão, os prefeitos que estão disputando a reeleição ou os que estão em final de mandato querem eleger parentes mais próximos em cidades vizinhas. São mães, esposas, filhos, irmãos e outros aderentes que mudaram o domicílio eleitoral.

Uma maneira de ampliar o poder financeiro e até mesmo de barganha política no Maranhão e até junto ao Governo do Estado. Não há mais como impedir neste pleito a artimanha. Somente o eleitor poderá barrar esta imoralidade.

O caso que mais chama a atenção é o do prefeito de Santa Rita, o médico Hilton Gonçalo que quer eleger sua esposa em Bacabeira e um irmão na cidade de Rosário.

A família dele tem bala na agulha. É proprietária de vários negócios, que vão de fazenda, representação de medicamentos e equipamentos hospitalares até revenda de motos. A fortuna, é claro, aumentou mais ainda depois que assumiu o cargo de prefeito, sem necessariamente ter misturado o público com o privado.

Em Brejo de Areia, a prefeita Ludmila Almeida Silva Miranda quer colocar seu filho mais velho como candidato a prefeito de Altamira do Maranhão. Seu pai, Rosalino já foi prefeito de Altamira e chegou a eleger até um vaqueiro na sua sucessão.

A prefeita de Dom Pedro, Maria Arlene Barros Costa, que vai para a reeleição, tenta eleger um filho na cidade de São Benedito do Rio Preto. E assim são inúmeros os casos.

Caso ao amigo leitor saiba de outros, favor enviar nos comentários do Blog do Luis Cardoso para que a matéria seja ampliada.

Com a colaboração dos amigos leitores, o blog acrescenta agora às 11h outra informação sobre a gula dos prefeitos e agora misturada ao dos deputados.

Em Parnarama, o prefeito quer colocar como candidato o sobrinho José Henrique Oliveira. Já o deputado Hemetério Weba lançou o Dr. Lobato em Santa Helena, o irmão Emílio Weba em Presidente Médice, o filho Márcio Weba à reeleição em Araguanã e a esposa Dr. Iracy Weba candidata a prefeita em Nova Olinda do Maranhão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe