quarta-feira, 30 de abril de 2014

Prefeito de Imperatriz fecha com Flávio Dino



O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), fechou ontem (29) um acordo com o PCdoB para apoiar Flávio Dino ao Governo do Estado.
O tucano esteve pela manhã com o comunista, em São Luís, e à noite reuniu-se com sua base e lideranças do PCdoB, em Imperatriz, para confirmar o acerto.
Na ocasião, informou aos aliados os motivos de não haver aderido ao pré-candidato do PMDB, senador Edison Lobão Filho – até o mês passado ele era um dos principais entusiastas do então candidato do mesmo partido, Luís Fernando Silva.
Fontes do blog informam que até a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Imperatriz será antecipada para que seja eleito um presidente considerado 100% alinhado ao projeto do prefeito.
O próprio Madeira fala ainda com reservas sobre o assunto, mas deve dar uma declaração oficial nos próximos dias. (Blog do Gilberto Léda)


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Prefeito Alan Linhares entrega Unidade de Saúde no povoado Vidéo



O prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, reinaugurou ontem, 29, a Unidade Básica de Saúde Francisca Maria Cantanhede do povoado de Vidéo. A unidade foi ampliada, recuperada e ganhou novos equipamentos. Para o prefeito Alan, com o novo espaço, o atendimento será ainda mais qualificado. “A entrega dessa unidade representa aos moradores da comunidade mais qualidade de vida e mais conforto. Investir na saúde da população é prioridade”, disse.

Com a reforma, a unidade ampliou a quantidade de consultórios, ganhou novos espaços e passou a oferecer além de atendimento médico, atendimento odontológico e serviço de vacinação. “A reforma da casa de saúde reascendeu a esperança dos moradores, que agora acreditam na garantia de acesso fácil e rápido à saúde pública”, destacou a secretária de Saúde, Tatá Torres.

O novo espaço já está funcionando e os profissionais de saúde já iniciaram os atendimentos à população.

Durante a solenidade de entrega da unidade estiveram presente, secretários municipais, lideranças comunitárias e moradores dos povoados que serão atendidos.
A unidade é a terceira a ser recuperada e reestruturada pela prefeitura municipal de Bacabeira.

Ascom – Prefeitura de Bacabeira


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Carlos Lupi manda chamar Hilton Gonçalo em Brasília. Conversa será sobre candidatura própria



O presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista – PDT e ex-ministro, Carlos Lupi, mandou chamar o ex-prefeito de Santa Rita e atual nome do partido para disputar o governo do estado, Hilton Gonçalo para uma conversa na próxima terça-feira em Brasília, e poderá definir os rumos do PDT nestas eleições.

Até então o partido apoia a candidatura de Flávio Dino (PCdoB) acreditando no acordo firmado em 2012, de que o PDT indicaria o vice na chapa do PCdoB. Mas, pelo andar da carruagem, parece que o negócio será outro.
Hilton Gonçalo sempre teve o aval da sigla para disputar a eleição de governador caso o acordo não fosse cumprido. E pelo que tudo indica a ida do Hilton à Brasília será para tratar desse assunto.

Em sua rede social, Gonçalo comunicou o convite de Lupi para estar em Brasília na próxima terça-feira (06).

Desde janeiro de 2013 anunciei minha intenção de disputar o governo do estado, pois, acredito ser salutar para a democracia a apresentação de outras candidaturas. Sem contar o fato de que apresento propostas reais e tangíveis a nossa realidade. Tenho a experiência de oito anos de administração pública a frente da prefeitura de Santa Rita, e quem conhece a cidade sabem que transformamos a realidade. Acabamos com as casas de palha, criamos escolas de tempo integral em áreas quilombolas, desenvolvemos um grande programa de segurança pública que zerou os índices de criminalidade, desenvolvi programas de transferência de renda como o Bolsa Trabalho, Agrícola e Saúde. Por isso acredito que juntos com os companheiros do PDT e demais que acreditam nesse projeto vamos poder chegar a governar esse estado”. Disse


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Prefeitura de Miranda do Norte descarta lixo hospitalar irregularmente

Do Atual7



A Prefeitura de Miranda do Norte, administrada pelo petebista José Lourenço Bomfim Júnior, o Júnior Lourenço, está descartando criminalmente o lixo hospitalar do município em um terreno baldio, que já vinha sendo utilizado para o lixo doméstico.



Gases, luvas ensaguentadas, seringas, bisturis e toda espécie de lixo hospitalar classe A, B e C ficam a céu aberto. Até uma placenta com o cordão umbilical foi jogada no lixão.



De acordo com o artigo 54, §3º, da Lei 9.605/98, o descarte irregular de lixo hospitalar é crime ambiental, cabendo ao responsável pena prevista de um a cinco anos de prisão.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

ROSÁRIO: Projeto garante licença maternidade de 6 meses e paternidade de 15 dias



O vereador e presidente da câmara de Rosário, Léo Cavalcante (PTB) apresentou um Projeto de Lei na sessão da última segunda-feira (28), propondo o aumento das licenças maternidade e paternidade dos funcionários públicos municipais e privados da cidade de Rosário.

Segundo o Projeto, as funcionárias públicas do município de Rosário terão direito à licença maternidade de 180 dias, mediante inspeção médica, com vencimentos ou remuneração integrais. Salvo prescrição médica em contrário, a licença será concedida a partir do oitavo mês de gestação.

Ocorrido o parto, sem que tenha sido requerida a licença, será esta concedida mediante apresentação da certidão de nascimento e vigorará a partir da data do evento, podendo retroagir até 15 dias. No caso de natimorto, será concedida a licença para tratamento de saúde, a critério médico.

Durante a licença-maternidade, a servidora não poderá exercer qualquer atividade remunerada em outra entidade e a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar. Em caso de descumprimento deste quesito, a servidora perderá o direito à licença, bem como, à respectiva remuneração.

O legal neste projeto é que a licença maternidade também será concedida à funcionária que adotar uma criança ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção, respeitando os seguintes períodos em conformidade com a idade da criança:

- Se a criança tiver até dois meses de idade, 180 dias;

- De dois meses a um ano de idade, 120 dias;

- Um ano a quatro anos de idade, 60 dias;

- De quatro anos a oito anos de idade, 30 dias.

No caso de licença paternidade dos funcionários será de 15 dias, contados a partir da data de nascimento, da adoção ou da obtenção de guarda judicial de crianças, sejam elas recém-nascidas ou de até oito anos de idade.

O Poder Executivo deve regulamentar a lei no prazo de 60 dias a contar da data de sua publicação, e as despesas com a execução correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.



Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Banco de Brasil continua destratando clientes na agência em Rosário




O Banco do Brasil na cidade de Rosário continua destratando seus clientes. É sempre a mesma reclamação de sempre: Falta de dinheiro nos caixas ou caixas desativados.

Na manhã de hoje (30), por exemplo, mais uma vez os caixas de autoatendimento estavam desabastecidos de cédulas e outros desativados, mas a agência estava lotada de clientes querendo sacar dinheiro.

É comum ver clientes insatisfeitos com o tratamento recebido pelo Banco na cidade e na região, visto que a agência em questão atende a maioria das cidades da região do Munim, ou pelo menos deveria atender.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Acidente deixa 12 mortos e 4 feridos no município de Bacuri




Doze pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente acontecido no início da noite desta terça-feira (29), na MA-303, entre Bacuri e Apicum-Açu, cidades localizadas no litoral norte do Maranhão.

Segundo testemunhas, por volta das 18h30, um caminhão transportando pedras se chocou de frente com uma caminhonete que levava estudantes do município de Bacuripara o povoado Madragoa. A Polícia Militar confirmou ainda que, com o impacto, o veículo com os alunos caiu em uma ribanceira, o que dificultaria o resgate das vítimas.

De acordo com a prefeitura da cidade de Bacuri, cerca de 30 estudantes estavam no veículo. Alguns dos feridos foram levados para o hospital municipal daquela cidade. E outras vítimas foram transferidas para o hospital da cidade de Cururupu.

A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) confirmou que equipes da Secretaria de Saúde (SES), do Samu, além de outras cidades próximas já estão em Bacuri para auxiliar no atendimento aos feridos.

Em nota de pesar, a governadora Roseana Sarney (PMDB) disse que está garantido apoio imediato e envio de equipes da SES e Secretaria de Educação (Seduc) para o local. “Ficamos todos muito tristes com essa tragédia, que abala não só as famílias de Bacuri, mas de todo o Maranhão”, afirmou.

Ainda segundo a nota, o governo determinou que fossem tomadas todas as providências, incluindo assistência social e psicológica às famílias das vítimas. (Do G1MA)



Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Vereadores aprovam direito de reeleição para presidente da câmara de Rosário




Depois de longas duas semanas analisando o projeto de resolução de autoria da mesa diretora da câmara municipal de Rosário, que altera dispositivo da lei orgânica e do regimento interno da casa, a fim de fazer valer o direito à reeleição ao cargo de presidente do colegiado municipal, enfim é aprovado.

Por apenas uma abstenção, assim como na votação em primeiro turno, o projeto foi aprovado por 12 votos a favor, o que garante direito de reeleição ao atual presidente da casa, vereador Léo Cavalcante (PTB).

No projeto também ficou decidido a data para a eleição para os cargos da mesa diretora para o biênio 2015/2016. Por enquanto duas chapas estão praticamente formadas: Uma do atual presidente e outras com vereadores supostamente apoiados pela prefeita de Rosário, Irlahi Linhares (PMDB), encabeçada pelo vereador Agenor Brandão (PV).

Também há indícios de uma nova chapa, a chamada de 3ª via, algo que virou motivo de brincadeira durante a sessão desta segunda-feira (28). Pelo que indica, o vereador Pedrosa Necó (PSB) poderá encabeçar a terceira via, formando ao todo, três chapas a concorrer aos cargos da mesa diretora.

Segundo o projeto, a eleição deve acontecer no próximo dia 15 de maio, às 9 horas da manhã. Até lá, os pretensos candidatos tem todo o tempo para articular bem a composição de suas chapas. Aquele que se sair melhor comandará a câmara de Rosário a partir do ano que vem.

Mais informações a qualquer momento

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Oposição entra na Justiça contra pagamento de precatório articulado por doleiro

Do blog do Jorge Vieira





Parlamentares que integram a bancada da oposição ao governo Roseana Sarney (foto) vão protocolar amanhã (30), véspera do feriado do Dia do Trabalhador, Ação Popular, com pedido de liminar, para suspender o acordo firmado entre o Governo do Estado e a Empresa Constran para pagamento de precatórios no valor de R$ 100 milhões em 24 parcelas, sendo que a primeira, no valor de R$ 4,7 milhões, já foi depositada na conta da empreiteira. A dívida superfaturada é referente a construção da BR – 230 na década de 80.
Em inflamado pronunciamento nesta manhã de terça-feira (29), o líder da oposição, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) apresentou ao plenário a Ação Rescisória interposta pelo Ministério Público Estadual contra o acordo e na qual afirma que o valor da dívida é de apenas R$ 49 milhões e não R$ 211.056.009,08 acertado entre as partes. Conforme o parlamentar, pelo acordo, o governo do estado vai pagar R$ 100 milhões e ainda vai continuar devendo R$ 111 milhões à empreiteira.
Na Ação Rescisória em que o Ministério Público se manifesta sobre o acordo, assinado pelo Subprocurador Geral de Justiça, Joaquim Henrique de Carvalho Lobato, diz textualmente: “À época da propositura da ação de reconhecimento, a empresa Constran S/A apontou ser credora da importância de Cr$ 17.171.367.170,20 ( dezessete bilhões, cento e setente e um milhões,, trezentos e sessenta e sete mil, cento e setenta cruzeiros e vinte centavos), em valores de outubro de 1992, o que atualizado monetariamente, representaria a importância de R$ 49.133.153,03 ( quarenta e nove milhões, cento e trinta e três mil, cento e cinquenta e três reais e três centavos. Portanto muito abaixo dos valor discutido nos autos”.
Segundo o Ministério Público, “é evidente o excesso na execução e especialmente na decisão que se pretende rescindir, já que mesmo o valor cujo precatório foi expedido revela-se exagerado em relação ao motivo que originou o processo”. Diz ainda que “há uma excesso em execução em montante que quebra o equilíbrio econômico-financeiro do contrato original de arrendamento, viola a proteção contratual contra onerosidade excessiva, e caracteriza superendividamento do patrimônio público”.
Conforme o líder da oposição, o ponto nevrálgico da Ação Popular que deverá ser ajuizada amanhã se fundamenta na violação frontal aos princípios constitucionais republicanos, expresso na Constituição de 1988. Segundo o Rubens Júnior, a violação mencionado tem duas vertentes: grave prejuízo ao erário e à ordem econômica e utilização de recursos escassos para pagamento de acordos extrajudiciais, em detrimento de políticas públicas necessárias à população.
A revista Época publicou semana passada e-mail que liga o doleiro Alberto Youssef, preso da “Operação Lava Jato” da Polícia Federal, ao pagamento dos precatórios da Constran. Na conversa interceptada pela PF dia 10 de dezembro de 2013, o diretor financeiro da UTC, empresa que controla a Constran, Walmir Pinheiro, encaminha mensagem para Youssef e para o diretor financeiro da Constran, Augusto César Pinheiro, cujo título era “Precatório MA”. Walmir parabeniza os dois pela concretização do acordo com o governo do Maranhão.
O diretor da UTC chega a enaltecer a dupla pela conquista em razão das dificuldades em alcançá-las. “Sei perfeitamente o quanto foi duro fechar esta operação, foram quase seis meses de idas e vindas”, afirma Walmir Pinheiro. A dívida do governo com a construtora estava na justiça há 20 anos



Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

terça-feira, 29 de abril de 2014

Prefeito Alan Linhares antecipa pagamento dos servidores



A Prefeitura Municipal de Bacabeira informa que, em cumprimento ao calendário anual divulgado no início deste ano, os servidores públicos receberão seus vencimentos até o final do dia de hoje (29). “Manter o pagamento dos nossos servidores em dia é um compromisso que temos com cada um deles. Desde que assumimos a administração municipal, nunca deixamos de cumprir o calendário”, declarou o prefeito Alan Linhares.

De acordo com o Secretário Municipal de Finanças, Josué Gouveia, o cumprimento só é possível devido a organização e compromisso da atual gestão. ”A organização administrativa e financeira da Prefeitura tem nos permitido cumprir o calendário e, em algumas vezes, pagar antecipadamente os proventos. Para o prefeito Alan Linhares o pagamento do funcionalismo municipal é prioridade”.

Ascom – Prefeitura de Bacabeira


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Operação da polícia deixa dois mortos e três feridos em São José de Ribamar



Duas pessoas morreram e outras três ficaram gravemente feridas durante troca de tiro entre policiais militares do serviço de inteligência e quadrilha de traficantes e assaltantes. O caso ocorreu no final da manhã desta terça-feira (29), no residencial Turiuba, no município de São José de Ribamar, durante uma operação deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O bando era responsável pela invasão de casas no residencial, além de ter influência no tráfico de drogas, homicídios e assaltos realizados na região. Com o grupo foram encontradas armas – pistolas, espingardas e revolveres – e muita munição.

No confronto um PM foi baleado e dois bandidos morreram. Os suspeitos foram identificados como sendo Tonel e Cicatriz, indivíduos que juntos somavam mais de 30 assassinatos. Na troca de tiros outros três bandidos foram baleados e hospitalizados no Hospital Clementino Moura, o Socorrão II.

A polícia ainda prendeu sete pessoas, cinco delas menores. Estes foram encaminhados para a delegacia de São José de Ribamar, onde estão sendo autuados em flagrante por formação de quadrilha, tráfico de drogas e outros crimes que serão esclarecidos pelos investigadores. (O Imparcial)


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: 
bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

ROSÁRIO: Vereador critica obra mal feita da prefeitura



O vereador Preto do Raça (PP) usou a tribuna da câmara municipal de Rosário para criticar e reclamar da prefeita de Rosário, Irlahi Linhares (PMDB) por causa da obra na Travessa da Balaiada, em pleno centro da cidade.
Segundo o vereador, a obra já dura seis meses, e desde então a população sofre com o descaso, o desrespeito e a falta de compromisso da prefeitura que não termina a obra e tão pouco dá satisfação à comunidade.
De acordo com o parlamentar, já está com cinco vezes que a água das chuvas entra nas casas dos moradores que residem na Travessa, causando grandes prejuízos aos mesmos.
Não é a primeira vez que a obra da Balaiada vira assunto na câmara. Em outras vezes, o vereador Preto do Raça e outros parlamentares usaram a tribuna da casa para criticar os responsáveis pela obra.
Diante do calor do discurso, Preto classificou a obra de imundície e porcaria, por que não passa de um monte de entulho no meio da rua. O vereador disse ainda que a obra virou motivo de chacota nas redes sociais e em blogs da região, quando um morador chamou a atenção navegando de Caiaque nas ruas alagadas da cidade.
Gostei da critica feita pelo cidadão que andou de caiaque nas ruas alagadas da cidade. Daqui a pouco o povo vai deixar de andar de carro e bicicleta para andar de Jet ski, por que a prefeitura não resolve e não dá nenhuma satisfação aos moradores.
Ao final do discurso, Preto se dirigiu aos vereadores do governo, dizendo: “Se a senhora está com vergonha de ir lá (na obra), ou então não tem mais dinheiro par terminar a obra, mande seus aliados esclarecer ao povo. Todas as obras que Irlahi inicia ela não termina... Estão todas inacabadas”, exclamou!
Preto disse que irá ao ministério público reclamar a falta de respeito da prefeitura para com o povo.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Comissão da Câmara Federal vai investigar Refinaria no Maranhão

Blog do Garrone

A comissão externa da Câmara Federal, que investigará as obras da refinaria Premium I, estará no Maranhão no início do mês de maio. Com obra anunciada sob grande estardalhaço às vésperas da eleição de 2010, a Refinaria Premium I já contabiliza gastos que chegam a quase R$ 2 bilhões.
O deputado federal Simplício Araújo (SDD), autor do requerimento que criou a comissão, através da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, espera que as investigações da CPI da Petrobras sejam ampliadas à refinaria Premium, no município de Bacabeira, no Maranhão.
“Com todos os dados que estamos colhendo, vamos propor, assim que a CPI da Petrobras for criada, que seja investigada, além de Pasadena, a Refinaria Premium, pois o que acontece no Maranhão é muito grave. É muito dinheiro público jogado no lixo”, disse o parlamentar.
A refinaria de Bacabeira, uma das promessas da peemedebista Roseana Sarney para se reeleger em 2010 teve cerimônia de lançamento às vésperas da eleição. Em 2012, depois de investidos mais de R$ 789 milhões acima dos R$ 711 milhões previstos para as obras de terraplanagem da área definida pela Petrobras para instalar a refinaria, o projeto foi engavetado para revisão.
A paralisação das obras e as denúncias de superfaturamento levaram os deputados federais Simplício Araújo (SDD), Carlos Brandão (PSDB) e Domingos Dutra (SDD) a se mobilizarem por investigações.
“As obras da refinaria foram noticiadas em tom de festa por autoridades e candidatos que prometiam a geração de 200 mil empregos. Depois de gastos cerca de 1,5 bilhão de reais só para terraplanagem, a Petrobras anunciou o fim dos trabalhos por falta de recursos. Os anos passaram e o resultado é que estamos diante de uma nova Pasadena. Dinheiro público jogado por terra mais uma vez”, argumentou o deputado Carlos Brandão.
O deputado Domingos Dutra também se pronunciou em favor das investigações no Maranhão. “Eu espero que, além das investigações que têm sido ventiladas pela imprensa, esta CPI chegue ao Maranhão. Em 2010, o presidente Lula, o senador José Sarney, o ministro Edison Lobão e a governadora fizeram a maior propaganda da refinaria Premium, no período eleitoral. Diziam que, em 2014, o empreendimento iria jorrar gasolina e derivados para todo o Brasil e para o mundo, o que não aconteceu”, disse o parlamentar.
Segundo Simplício, a comissão agora está em contato com lideranças locais e com parlamentares que desejam realizar esta vistoria. “Estamos contatando lideranças locais e buscando todas as informações necessárias, além de reunir um grupo de parlamentares, não só federais, mas também da bancada estadual, para que possamos iniciar a visita já no início de maio”.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

segunda-feira, 28 de abril de 2014

ROSÁRIO: Vereadores rebatem mentiras e aprovam projeto dos professores.



O vereador Jardson Rocha (PP) usou a tribuna da câmara, durante discussão do projeto de lei do executivo, que dá gratificação aos professores da rede pública de ensino, para esclarecer matéria vinculada em blogs da cidade, informando que os vereadores estariam contra a aprovação da gratificação aos profissionais da educação.

Diante da polêmica formada, o vereador Jardson disse que o projeto não estava sequer em pauta, mas, mesmo assim, blogs divulgaram inverdades à população afirmando que vereadores ficaram contra o projeto. O parlamentar disse que votará a matéria em urgente-urgentíssima, mesmo que não haja pedido do autor da proposta, no caso a prefeitura, no teor da matéria, só pra provar que não é contra os professores, muito pelo contrário, sempre foi do lado de qualquer profissional.

Sandro Marinho (PSD) também defendeu o colegiado dizendo que sempre votará em matérias que dão qualquer ganho financeiro aos profissionais. O projeto que seria votado em dois turnos foi aprovado de uma vez só. Ou seja, em caráter de urgência-urgentíssima.

O Projeto de Lei de nº06/2014 é de autoria do poder executivo, e cria gratificação para professores da rede pública municipal como compensação pelas horas trabalhadas em sala de aula, em horário correspondente a 1/3 de sua carga horária.

Os professores que trabalham em regime de 20 horas semanais, serão compensados com até 7 horas, e os profissionais que atuam em 40 horas, receberão valor correspondente a 14 horas.

A matéria foi votada e aprovada por unanimidade em caráter de urgência.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Flávio Dino e Roberto Rocha apresentam programa de governo no interior




O fim de semana foi de apresentação do Programa de Governo dos partidos do campo da oposição Em várias cidades do interior do Maranhão. Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato ao governo estadual, e Roberto Rocha (PSB), pré-candidato ao Senado percorreram Paulino Neves, Tutóia, Santana do Maranhão, Buriti e Duque Bacelar pelo movimento Diálogos do Maranhão.

As 53 diretrizes do programa de governo da oposição foram apresentadas as lideranças no interior do Maranhão. Temas como agricultura familiar, estímulo a produção e o turismo foram destacados devido a vocação das cidades visitadas. Os presentes apresentaram suas principais demandas que dificultam a vida de quem vive nesses municípios.

Em Santana do Maranhão, por exemplo, lideranças relataram a situação de maranhenses que precisam deixar o estado para conseguir uma oportunidade de emprego. Sobre esse assunto, o pré-candidato a senador, Roberto Rocha, disse que para mudar essa realidade é necessário incentivo para produção aumento a riqueza interna.

“A realidade dos maranhenses não é fácil. Precisamos gerar riquezas internamente incentivando a produção e fazer com que ela chegue à casa das pessoas”, afirmou Roberto Rocha.

O pré-candidato ao governo do estado, Flávio Dino, falou sobre os problemas na educação e apresentou as suas propostas para mudar a realidade dessa área no interior. “Sou professor e conheço o dia a dia da sala de aula. Essa experiência de vida me mostrou que a educação é a maior prioridade de um governo que pensa no futuro”, disse.

Participaram ainda dos encontros do Diálogos pelo Maranhão os deputados Bira do Pindaré (PSB), Domingos Dutra (SDD), Marcelo Tavares (PSB), Othelino Neto (PCdoB), Raimundo Cutrim (PCdoB), Simplício Araújo (SDD) e Waldir Maranhão (PP).

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Roberto Rocha participa de lançamento de propostas de governo



O pré-candidato a senador pela oposição, Roberto Rocha (PSB), participou com o pré-candidato ao governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB) da apresentação das 53 propostas para um Maranhão com Desenvolvimento e Justiça. As diretrizes destacam ações nas áreas da Saúde, Educação, Saneamento, Segurança e Moradia. Mais Médicos Maranhão, rede estadual de ensino profissionalizante, Pacto pela Vida, Minha Casa Meu Maranhão e Água para Todos são alguns dos programas propostos a partir do Diálogos pelo Maranhão.

Entre as propostas apresentadas está o Pacto pela Vida, ações de políticas públicas voltadas para área da segurança. Para estabelecer um novo modelo de governança da segurança pública no Estado com instituição de metas para redução de crimes.


A proposta é de articular as políticas de prevenção e repressão ao crime, numa ação conjunta entre governo e comunidade, envolvendo o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União.


Ação semelhante foi desenvolvida pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato a Presidência da República. Com o Pacto pela Vida, os índices de violência na região metropolitana de Recife tiveram redução expressiva.


"São propostas colhidas durante todo nosso trajeto com o Diálogos pelo Maranhão. Mas são também um conjunto de ideias que deram certo por meio do 'Pacto pela Vida', que ajudaram a reduzir os índices de violência em Pernambuco", afirmou Roberto Rocha.


Confirmação- No ato de lançamento das diretrizes para o programa de governo e durante a entrevista coletiva, Flávio Dino relembrou o processo de organização dos partidos do campo da oposição. Segundo Dino, houve primeiro a adesão das legendas ao projeto de mudança, seguido pela escolha do nome de Roberto Rocha para disputar o Senado e agora pelo lançamento das diretrizes.


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206