terça-feira, 4 de novembro de 2014

Câmara de Rosário quer criar novo artigo para autorizar emendas parlamentares





Uma proposta de emenda à constituição municipal visa criar um novo artigo à Lei Orgânica do município de Rosário, autorizando a elaboração de emendas parlamentares individuais aos vereadores da cidade.

A proposta entrou em pauta na sessão desta segunda-feira (03) e foi aprovada em primeiro turno para deliberação na comissão de legislação e justiça da câmara, para depois retornar ao plenário para deliberação final.

O acréscimo do artigo 125-A versa sobre a permissão e regulamentação de os vereadores utilizarem emendas parlamentares para serem destinadas a qualquer órgão dentro da jurisdição do município de Rosário. As emendas poderão ser destinadas a associações ou entidades filantrópicas (sem fins lucrativos) que estiverem em situação regular. Ou seja, sem qualquer embaralho judicial; ou pode ser destinados a qualquer setor da administração municipal.

O novo artigo está com o seguinte texto:

Art. 125-AAs emendas serão apresentadas à Mesa Diretora do Poder Legislativo Rosariense, devendo constar o quantitativo financeiro necessário e em tempo real, para a execução, cabendo à comissão competente emitir parecer que será apreciado pelo colegiado da Câmara de Vereadores”. A proposta deve acrescentar três novos artigos à Lei que rege o município.

Se for aprovado, o novo texto na Lei Orgânica garantirá seguridade aos vereadores para apresentar emenda individual à Lei Orçamentária Anual – LOA, no percentual de até 5% do valor da receita corrente líquida de Rosário. O valor será baseado em toda a receita do município, que vai desde o ISS, ICMS e outros impostos, ao orçamento anual do município.

A ideia partiu do líder do governo na câmara, vereador Pedrosa Necó (PSB), porém, está em nome do poder legislativo.

Segundo Necó, o chamado “Orçamento Impositivo”, que é o mesmo em debate na câmara dos deputados, pode melhorar a harmonia e a autonomia entre os dois poderes constituintes, que é o executivo e legislativo. Para ele, a preposição é necessária, pois, nem sempre os valores do orçamento anual correspondem ao valor real executado.

O orçamento de Rosário para o ano que vem está em tramitação na câmara para ser aprovado até o final do ano, e está previsto em R$ 72.480.000,00 (Setenta e dois milhões e quatrocentos e oitenta mil reais).


Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Um comentário:

  1. rosario tem problemas mais urgente e de maior importância a ser discutido com a sociedade que quanto cada vereador vale para estar do lado da prefeita pós essas tais emendas só serve para isso se não liberar a minha eu voto contra a prefeita pasmem senhores "mas segurança, saúde , infraestrutura e outros itens essencial pRa sociedade e irrelevante para os abnegados e imaculados edis como gostam de serem tratados

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe