quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Rio Itapecuru terá sistema informatizado para verificar nível da água



O nível da água do maior rio do Maranhão será acompanhado por um sistema informatizado. Pluviômetros e radares instalados no Rio Itapecuru, em Caxias, vão permitir previsões mais rápidas e seguras de secas e enchentes na região.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado, em parceria com as prefeituras, está instalando 16 de radares e pluviômetros nos municípios. A ideia é informatizar as informações sobre chuvas e cheias dos rios maranhenses. 

Em Caxias, o radar  e o pluviômetro estão sendo instalados em uma ponte sobre o Rio Itapecuru, que liga os bairros do Centro e Trizidela. Além dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a  operação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, já que é um trabalho delicado.

"A gente faz a instalação dos cabos de fibra ótica nas pontes e é feito todo o processo do local de instalação do radar até a captação de energia, através do cabo de fibra ótica", explicou o sargento do Corpo de Bombeiros, José de Ribamar Pinheiro.

Hoje, a leitura dos dados do nível do Rio Itapecuru é feita em réguas e de forma manual. As informações demoram até 45 dias para chegar à Agência Nacional de Água, a ANA. Com o sistema informatizado, os dados sobre cheia, quantidade e o deslocamento de chuvas são colhidos por um pequeno radar seguem por esses cabos até um poste, que repassa as informações para o satélite e depois para ANA. Tudo isso, em tempo real.

O próximo município a receber o radar e o pluviômetro, é Codó. (Do G1MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe