segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Prefeitura de Bacabeira promove ações de desenvolvimento social



A Prefeitura de Bacabeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou, de 25 de setembro a 1º de outubro, uma série de atividades que integraram a Semana do Idoso. Na programação, palestras com temas voltados à saúde, casos de violência contra a pessoa idosa, e aspectos psicológicos do envelhecimento, além da realização de atividades culturais.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, serão oferecidos, até o final deste ano, serviços de atendimento especializado aos idosos do município, com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área médica e assistentes sociais. A ação deverá sistematizar o trabalho de assistência aos idosos na região, com acompanhamento permanente na área da saúde e do amparo social.

Proteção Social - A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem realizado atendimentos socioassistenciais para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social no município. “Realizamos visitas domiciliares permanentemente para avaliar a situação de vulnerabilidade das famílias e, a partir daí, prestamos toda a orientação e assistência e necessárias”, afirmou Jacilene Corrêa, secretária de Desenvolvimento Social do município .

O Centro atende ainda crianças de 4 a 7 anos, através do projeto “Cantinho da Criança”, onde são acompanhados casos com dificuldades de inclusão e adaptação na escola, além de serem prestados serviços de assistência social com foco na erradicação do trabalho infantil e estímulo para adesão ao Projovem , voltados para adolescentes com até 17 anos.

Com base na lei de proteção social para gestantes, o CRAS oferece também acompanhamento contínuo no período pré – natal, distribuindo kits com produtos infantis para mães a partir do sétimo mês de gravidez. O serviço atende mensalmente cerca de 40 gestantes em Bacabeira. Para os próximos meses, a Prefeitura anunciou novo projeto a ser realizado junto a grupos de mulheres vítimas de violência doméstica no município, que passarão a receber orientações sobre seus direitos, com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais.


Ascom – Prefeitura de Bacabeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe