segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Roseana desrespeita a lei e nomeia ficha suja para a Articulação


Ex-prefeito (ficha-suja) de Codó

A governadora Roseana Sarney (PMDB) nomeou no último dia 17, o ex-prefeito de Codó, Ricardo Archer, para o cargo de Secretário de Articulação Política do Estado, atropelando a lei sancionada por ela, em agosto, que proíbe a nomeação para cargos públicos de pessoas consideradas “fichas suja”.
As contas de Ricardo Archer (PMDB) à frente da Prefeitura de Codó foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Câmara de Vereadores de Codó. As contas do ex-prefeito também são alvo de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
Somente em três processos já transitados em julgado no TCU, Archer foi condenado a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 676.761,18, referente a irregularidades na aplicação dos recursos do FUNDEF, do FUNDEB e do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
O Tribunal de Justiça do Maranhão também condenou Ricardo Archer a ressarcir aos cofres públicos o valor de R$ 57.277,78, proibiu-o de contratar com o Poder Público e suspendeu seus direitos políticos pelo prazo de 6 anos.
A Lei 142/2011 (Ficha Limpa do Servidor), que impede a contratação de fichas suja, é de autoria do deputado estadual Zé Carlos (PT) e foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa no dia 3 de julho.

Em vigor desde o mês passado, proíbe a contratação de funcionários para cargos de confiança em órgãos públicos do Poder Executivo e no Legislativo estadual de que tiver condenação criminal transitada em julgado ou condenação por um colegiado. (Do blog Marrapá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe