quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Edmar Cutrim pode ser denunciado ao STJ

Do Atual7


O pré-candidato ao Senado Federal e presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), conselheiro Edmar Cutrim, que recentemente voltou a reunir mais de 30 prefeitos com problema de prestação de contas, em uma chácara no bairro do Araçagy, pode ser denunciado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A medida tem como pano de fundo um enredo que envolve a suspeita de participação do poderoso conselheiro maranhense em um esquema montado para garantir contratos para um apadrinhado político, além de apoio financeiro para as eleições de 2014.

De acordo com publicações do Blog do Domingos Costa – censurado pela justiça, o presidente do TCE/MA está no centro de uma grave denúncia que envolve também o nome do vice-prefeito de Paço do Lumiar, Marconi Lopes Neto, que acumula ainda o salário de secretário de Infraestrutura do município.

O blog apurou que o suposto esquema de corrupção funcionava da seguinte forma: após ter as suas contas julgadas e reprovadas pelo tribunal comandando por Edmar Cutrim, o prefeito era direcionado aos serviços mágicos da ‘Marconi Lopes Advocacia e Consultoria’. Problema rapidamente sanado, o gestor fechava gordos contratos com a empresa do vice de Paço do Lumiar. O caso tem semelhanças próximas ao que levou ao assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá.

A facilidade de Marconi Lopes em defender prefeitos enrolados se dava pela garantia dada pelo próprio Edmar Cutrim, que declarava aos quatro cantos do Estado que o vice de Paço era seu ‘afilhado íntimo’.

Acostumado com o poder e de nunca ser incomodado, Edmar Cutrim estaria usando a empresa de Marconi como principal comitê financeiro-eleitoral para sua pré-campanha. Seus tentáculos ameaçadores estariam agindo ainda na Assembleia Legislativa do Maranhão, no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Informações repassadas ao blog dão conta, porém, de que a vida tranquila do homem que tem o poder de aprovar e reprovar todas as contas do Estado podem estar com os dias contados.

O Ministério Público de Estado (MP/MA) desencadeou, há uma semana, uma operação para apurar corrupção e tráfico de influência do vice luminense no âmbito do TCE/MA, com o suposto auxílio do presidente do tribunal. Se nas investigações for encontrado o dedo de Edmar Cutrim no esquema, por ser conselheiro do Tribunal de Contas maranhense, ele deve ser denunciado ao STJ, em virtude da prerrogativa de foro.


A comprovação da existência do esquema de corrupção dentro do Tribunal de Contas do Estado pode respingar ainda em todos os 42 deputados estaduais, tanto os do campo da situação, como os da oposição, que se mantém em silêncio, embora tenham o poder de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe