Do Atual7
Sem fazer nenhum alarde, o secretário de Estado de Infraestrutura e
pré-candidato a governador do Maranhão, Luís Fernando Silva, vem mantendo uma
nova abertura de licitação para a MA 020, no trecho Coroatá/Entroncamento BR
222 (Vargem Grande), já licitada duas outras vezes, porém nunca concluída.
Embora a concorrência tenha sido aberta em dezembro do ano passado, uma
tomada de preços foi realizada em maio deste ano, já com Luis Fernando sentado
na cadeira da Sinfra.
Abandonada pela JNS Canaã Paisagismo & Serviços, empresa doadora da
campanha de Roseana Sarney e responsável pela estrada que já deveria estar
ligando os dois municípios, a obra recebeu investimentos de R$ 6,636 milhões
para a recuperação de 47 km da rodovia, mas a JNS Canaã determinou falência em
2011, deixando 26 km da obra inacabadas.
Apesar de, segundo o então secretário de Infraestrutura, deputado
estadual Max Barros (PMDB), 21 km ter sido pavimentado, o novo valor dos
serviços de execução de melhoramentos e pavimentação está sendo licitado para
toda a extensão da MA 020, em um novo contrato de R$ 35.920.765,88. Ou seja,
incluindo o trecho já prontos na gestão de Max Barros.
Para agravar ainda mais a irregularidade, o Governo do Estado prestou
contas junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),
quando solicitou um novo empréstimo, da ordem de quase R$ 19 milhões –, informado que a estrada já estava concluída.
Ainda que Roseana Sarney tenha, recentemente, extinto o ‘Conselhão da
Corrupção’ para ‘manter o equilíbrio fiscal’ – segundo nota da Secretaria de
Estado de Comunicação, a governadora mantém, porém, na pessoa de seu secretário
e pré-candidato ao governo estadual, Luís Fernando Silva, o pagamento por uma
obra inteira, mesmo que parte dela já tenha sido executada, faltando pouco mais
de 1 ano para as eleições.
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