sexta-feira, 28 de junho de 2013

São Simão é cotado para virar cidade


Assim que o Congresso Nacional concluir a votação do Projeto de Lei de nº 416/2008, que regulamenta a criação de novos municípios, o que deve acontecer ainda neste mês de junho, as Assembleias Legislativas voltarão a ter a prerrogativa de emancipar.

No Maranhão, a Assembleia Legislativa largou na frente, pois em 2011 criou uma Comissão Especial que estabeleceu alguns critérios e realizou diversas triagens, tanto que dos 106 pedidos de povoados/distritos de emancipação apenas 32 estariam aptos para se transformar em municípios.

Ao todo, 106 povoados querem formar novas cidades no Maranhão, mas a criação dos novos municípios está sob responsabilidade da Câmara dos Deputados, que vem sendo pressionada a repassar a questão às Assembleias Legislativas dos Estados.

Depois do crivo da comissão especial de criação dos novos municípios, a lista caiu para 32 povoados que estão a um passo para se emanciparem. E São Simão do Maranhão (Rosário) compõe a lista dos 
 32 povoados que poderão ser emancipados.

Os 32 são: 
Nazaré do Bruno (Caxias)
Brejinho dos Cocais (Caxias)
Moisés Reis (Codó)
Cajazeiras do Maranhão (Codó)
Novo Bacabal (Açailândia)
Brejinho (Bacabal)
Santa Vitória do Maranhão
(Barra do Corda)
Ipiranga (Barra do Corda)
Santo Onofre (Santa Luzi)
Faisa da Chapada do Seringal (Santa Luzia)
II Núcleo (Buriticupu)
Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim)
Alto Brasil (Grajaú)
São José das Varas (Barreirinhas)
Barro Duro (Tutóia)
Deputado João Evangelista (Zé Doca)
Carnaubeiras (Araioses)
Novo Jardim (Bom Jardim)
Paiol do Centro (Parnarama),
Porto Santo do Maranhão (Turiaçu)
Baixão Grande do Maranhão
(São Domingos do Maranhão)
Coque (Vitória do Mearim)
Morada Nova (Pindaré-Mirim)
Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré)
Belém do Maranhão (Tuntum)
Vitória da Parnaíba (Santa Quitéria)
Jacaré (Penalva)
Castelo (Monção)
Queimadas (Santa Quitéria)
Maracanã do Maranhão (São Luís)
Maiobão (Paço do Lumiar)
São Simão do Maranhão (Rosário)



No entanto, isso não significa dizer que todos os 32 povoados/distritos serão transformados em município e que outros não podem ser incluídos, pois a Assembleia deve adequar os seus critérios aos que forem estabelecidos pela PL de 2008 e abrir novamente prazo para novas solicitações.

Vale lembrar que, antes de efetivamente serem transformados em municípios, os povoados/distritos serão submetidos a um plebiscito, onde tanto os eleitores do “novo município” quanto os eleitores do município de origem precisam votar pela emancipação ou não.

A ideia do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas é dar uma celeridade no processo, pois para diminuir os custos aos cofres públicos querem realizar os plebiscitos juntamente com as eleições gerais em 2014.

Os povoados que ficaram fora desta lista devem iniciar novas gestões no sentido de se adequarem ao que determinará a lei em discussão em Brasília. E que exige, entre outras coisas, condições de arrecadação própria, percentual de construção e contar com população superior aos oito mil habitantes. Além, é claro, da questão financeira. Feita a analise técnica, apresentar o pedido na Assembleia Legislativa


2 comentários:

  1. É brincadeira, São Simão cidade. Agora ver o que eu vou dizer aqui, com certeza a Senhora Irlahi vai querer ser prefeita de lá, porque eu quis ser em Babaceira, esta sendo em Rosário e vai querer ser lá. Taí Magno sua próxima concorrencia lá em São Simão, eu vou te dar um conselho meu amigo fica do lado do povo vc esta no caminho errado, vc e Kiko porque vcs não fazem o G9 de novo vereador?

    ResponderExcluir
  2. O quê? Cidade? não parece nem povoado, não produz nada, só maconha, merla e político fracassado.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe