domingo, 17 de fevereiro de 2013

Domingos Dutra diz estar de ‘malas prontas’ para deixar o PT



Um dos fundadores do PT, o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), em suas palavras, está de malas prontas para deixar a legenda. Opositor ferrenho da família Sarney no Maranhão, Dutra não aceitou a aproximação do seu partido com o PMDB local. O parlamentar deve filiar-se a legenda que está sendo criada pela ex-ministra e ex-senadora Marina Silva, que faz ato neste sábado lançando as bases de seu partido. Dutra participa na tarde desta sexta dos preparativos desse encontro. Fala como um filiado da nova legenda, que ainda precisa ser aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até lá, Dutra diz que a única hipótese de continuar no PT seria o rompimento de seu partido com o PMDB de José Sarney. Algo pouco provável.
O petista já comunicou a liderança de seu partido a sua provável desfiliação do PT, ouviu pedidos para não fazê-lo, mas sua saída é dada como certa.
- Estou com 33 anos de PT. Dediquei 80% de minha vida útil a esse partido. Comi o pão que o diabo amassou no Maranhão para ver Lula presidente. E quando Lula chegou lá, vira amigo do Sarney e os desgraçados somos nós – disse Domingos Dutra ao GLOBO.
- Não é fácil sair de um partido como PT, o de maior preferência nacional, com tempo de TV, com apelo público e que está no governo. Agora, aos 57 anos de vida, terei que começar tudo de novo. É doído. Só que cheguei no limite de minha consciência. Não dá para continuar num partido que o Sarney domina. É oportunismo e covardia permanecer – disse Dutra, que não fechou todas as portas.
- Estou arrumando as malas, de malas prontas. Mas, como em toda separação, as malas podem não sair de dentro de casa. Às vezes, pode ter reconciliação. Mas, para isso, é preciso acabar a subordinação do PT ao grupo de Sarney no Maranhão. O PT foi criado para defender os índios, os quilombolas e meio ambiente, tudo que os Sarney são contra.
Domingos Dutra participa do encontro dos apoiadores de Marina, neste sábado, na condição de fundador do partido a ser criado. Caso, de fato, mude de legenda, Dutra não perde o mandato. Pode-se mudar de legenda para filiar-se a partido recém-criado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe